segunda-feira, 11 de junho de 2018

Exposição de Artes: A Idade Média e o Renascimento

Com o objetivo de comparar duas épocas da História europeia, os alunos do 7º ano nas aulas de História, expressaram seu conhecimento sobre a Arte na Idade Média e no período Renascentista através de “obras de artes” desenvolvidas por eles. A criatividade dos trabalhos foi um dos objetivos, pois enfatizou-se que não deveriam haver “cópias” mas sim expressões individuais sobre os temas. Esse exercício é importante para o estudo das fontes históricas e da intervenção do aluno no processo de construção de conhecimentos históricos.
Na chamada Idade Média as obras de artes expressavam as relações cotidianas da época, onde, de forma geral, havia o domínio da filosofia religiosa. O teocentrismo é predominante nas artes medievais. Nas pinturas, pouco usada
s se comparada com a tapeçaria, tem como características principais a técnica simples, figuras uniformes, temas sacros, ausência de paisagem e volume, figuras humanas alongadas, magras, com pés e mãos pequenos. Destaca-se que nesse período a Arte Gótica presente nas várias igrejas da Europa.
Com as transformações culturais da passagem do período medieval para o moderno, os europeus passaram a representar nas artes novas ideias. Nesse contexto, desenvolve-se o Renascimento, ou a Renascença. O humanismo e a cientificidade inspiraram grandes artistas como Miguel Ângelo e Leonardo da Vinci. As principais características das obras foram a valorização do homem e da natureza, formar perfeitas e com técnicas avançadas.







0 comentários:

Postar um comentário

 

Seguidores

Localização

Endereço

Rua: Pedro Henrique Berkembrock, 207
Bairro: Industrial Norte
Rio Negrinho - SC
CEP: 89295-000

Fone: (47) 3644-3906
Fax: (47) 3644-4224
Email: escolaricardoh@gmail.com